21 de mar. de 2014

A FESTA DE PURIM


A FESTA DE PURIM
Mordecai escreveu estas coisas e enviou cartas a todos os judeus que se achavam em todas as províncias do rei Assuero, aos de perto e aos de longe, ordenando-lhes que comemorassem o dia catorze do mês de adar e o dia quinze do mesmo, todos os anos, como os dias em que os judeus tiveram sossego dos seus inimigos, e o mês que se lhes mudou de tristeza em alegria, e de luto em dia de festa; para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem porções dos banquetes uns aos outros, e dádivas aos pobres... Por isso, àqueles dias chamam Purim, do nome Pur. Daí, por causa de todas as palavras daquela carta, e do que testemunharam, e do que lhes havia sucedido... Esses dias serão lembrados e comemorados em todas as gerações, em todas as famílias, em todas as províncias, em todas as cidades
(Ester 9:20 - 22, 26, 28)




INTRODUÇÃO
      A Festa do Purim, de acordo com o livro de Ester, comemora o dia da vitória do povo judeu sobre os povos inimigos na época do Rei Assuero, durante o cativeiro dos judeus na Babilônia.
      Um decreto articulado pelo maldoso Hamã, descendente de uma nação totalmente inimiga do povo de Israel e, autorizado pelo próprio rei Assuero marcou a data do extermínio do povo judeu. Mas a história nos conta que Ester, que havia sido escolhida como rainha e até aquele momento tinha ocultado a sua nacionalidade judia, levantou-se a favor do seu povo. E juntamente com seu primo Mordecai e com todos os judeus jejuaram por 3 dias clamando o favor de Deus. E Ester então, ousadamente, entrou diante do rei Assuero, para interceder ao rei, em favor do seu povo.
      O costume da época dizia que ninguém poderia entrar diante do rei sem ser convocado e, caso o rei não estendesse o seu cetro para aquele que adentrasse a sua sala real a tal pessoa seria presa e morta. E Ester, ousadamente, foi até a sala real, mesmo sem ser convidada e Deus agiu de tal forma que, o rei lhe estendeu o cetro e ela pôde fazer a sua petição. Deus deu a Ester estratégia, para que ela não somente pedisse em favor do seu povo, mas que desmascarasse a trama de Hamã, o que terminou por trazer livramento para os judeus e a vitória sobre seus inimigos. E a consequência disso foi a Festa de Purim, uma festa de alegria!

CURIOSIDADES DA FESTA DE PURIM
1.  Purim em 2014 será o 2487º aniversário do dia que os judeus triunfaram sobre o plano de Hamã, nos dias do Império Persa.
2.  Nos dias que precedem Purim e o próprio dia da festa, Israel fica inundado de uma atmosfera alegre. As ruas ficam cheias de crianças fantasiadas, e as lojas vendem acessórios brilhantes e coloridos para a festividade, e há festas onde os adultos também se fantasiam.
      A Bíblia diz que nós devemos celebrar a Festa do Purim e, através da Palavra de Deus entendemos que Purim:
1)    É a prova de que Deus jamais abandonará o seu Povo e que o Seu Poder sempre vencerá o poder do inimigo
2)    Os decretos de Deus em nossas vidas são sempre maiores do que os decretos do inimigo.
      Por isso, se você está atravessando uma situação ou precisa de até mesmo de um milagre, eu quero te convidar a celebrar conosco esta Festa e experimentar aquilo que Deus pode fazer em sua vida!

Deus te abençoe,

Pr. Felipe Oliveira
www.facebook.com/iban12


Nenhum comentário:

Postar um comentário