4 de fev. de 2014

Detox



DETOX


          Hoje muito tem se falado a respeito de detox ou dieta detox, especialmente porque caiu no gostoso de muitas atrizes. Mas afinal o que é? Como funciona? Ela realmente elimina as toxinas e ajuda a emagrecer?


          Além de promover nutrição ao organismo, a dieta de detoxificação contribui com o bom funcionamento do intestino, diminui a retenção de líquidos por aumentar a sua eliminação, promove a aceleração do metabolismo aumentando o gasto calórico, proporciona uma maior sensação de saciedade e diminui o apetite por doces pelo aumento do consumo de fibras e melhor nutrição do organismo. O principal objetivo da dieta de detoxicação não é a perda de peso e sim o equilíbrio do organismo. O processo de emagrecimento é uma conseqüência .
Durante a detoxificação a ingestão de líquidos, principalmente a água é de extrema importância, para que as impurezas sejam eliminadas do organismo além de ser essencial para a manutenção geral do corpo.
          No período da dieta de detox, são eliminadas as frituras, alimentos industrializados e ricos em gordura, glúten (derivados do trigo) e lactose (leite e derivados) por serem de difícil digestão atrapalhando o processo de detoxificação. Além destes, também devem ser eliminados da dieta no período de detox o ovo, açúcares (inclusive adoçantes industrializados) e o álcool. Produtos a base de cafeína, como cafés e chás mate, devem ser evitados ou ingeridos com moderação.
          Os alimentos que devem estar presentes no período da dieta detox são:
- Integrais: ricos em fibras, vitaminas do complexo B e minerais (arroz integral, quinua).
- Leguminosas: ricas em proteínas desempenhando papel importante na construção e manutenção dos tecidos (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha).
- Peixes: fornecem proteínas em quantidades equivalentes a carne vermelha além de oferecerem grandes quantidades de ômega-3 que é uma gordura benéfica a saúde com ação antiinflamatória.
- Frutas, legumes e verduras: fornecem ao organismo vitaminas e minerais, que desempenham funções importantes e também são fontes de fibras.
- Chás de ervas: contribuem para a diminuição da retenção líquida, devido seu efeito diurético.
          Após o período da dieta de detoxificação, é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada.

Um comentário:

  1. E qual o periodo recomenda-se fazer a dieta? Entendo que a reeducação é contínua mas, tem um período máximo p tomar o Detox?

    ResponderExcluir